Neste artigo você conheçerá as vantagens do Frete Marítimo

Sabia que mais de 90% de todo o material comercializado no mundo utiliza o mar como canal de transporte? Em alguns países, essa proporção é ainda superior.

O frete marítimo é de fato um método de transporte que as empresas utilizam muito devido sua capacidade de transportar grandes volumes. Para cada tipo de mercadoria, teremos a embarcação adequada. Dentre esses diversos tipos de embarcações, podemos citar:

Navios Tanques

O navio tanque tem o intuito de transportar líquidos de forma a granel a fim de transportar petróleo, produtos químicos ou mesmo transporte de GNL (Gás Natural Liquefeito). Uma das peculiaridades desse navio é o fato de possuir equipamentos para bombear a carga a bordo e vice-versa, constituídos por bombas, dutos e mangotes.

Navio Tanque
Os navios tanque, são utilizados para o transporte de cargas Líquidas como Petróleo, Produtos Quimicos

Porta-Contentores

Os navios porta-contentores ou porta-contêineres são projetados especificamente para o transporte de contentores (container), os porões são equipados com guias ou celas, para receber e estocar os contentores na medida correta, agilizando as operações de carga e descarga.

Navio Porta Container
Projetados para transportar grandes contêineres de aço que normalmente têm 20 pés ou 40 pés de comprimento, oito pés de largura e dois metros de altura

Navios Ro-Ro

Ro-Ro é a sigla utilizada para definir os navios cargueiros Roll on-Roll off. Uma definição mais aprimorada seria navio de “carga rolante”, ou seja, aquela que embarca e desembarca do navio rolando, seja em cima de suas próprias rodas (ou lagartas), ou em cima de um equipamento específico para isso.

Navio Ro-RO
tipo de navio cargueiro utilizado para fazer o transporte de cargas rolantes, ou seja, cargas que podem embarcar e desembarcar do navio rolando

Navios Graneleiros

Navios destinados ao transporte de carga homogénea, a granel (não unitizada), com carga/descarga vertical através de escotilhas de grandes dimensões. Os navios graneleiros, como indica o próprio nome, foram feitos a fim de transportar mercadorias a granel tais como grãos em geral, açúcar, minérios etc.

Além disso, os graneleiros possuem grandes escotilhas hidráulicas que cobrem os porões, onde os produtos são armazenados sem a contagem de unidades, embalagens específicas e identificação de alguma marca comercial. Eles vão carregar e descarregar em terminais portuários especiais para este tipo de cargas, sendo na maioria das vezes para o comércio exterior.

Navio Graneleiro
destinados ao transporte de carga homogénea, a granel (não unitizada).

Vantagens

Na maioria dos casos, as remessas com peso superior a 100 kg, ou compostas por várias caixas, são enviadas via frete marítimo. Os contêineres são projetados e construídos com o propósito de serem utilizados no transporte de carga intermodal. Dessa forma, isso significa que eles podem ser usados em vários modos de transporte, como navios, trens e caminhões.

Além de transportar qualquer tipo de carga, comparado a outros modais, o frete do transporte marítimo é mais barato, por ser um meio que consome menos combustível, diminuindo seus custos. Os navios conseguem chegar a locais que, muitas vezes, são de difícil acesso para os modais ferroviários, rodoviários e aéreos, por exemplo.

Porém, a realidade deste tipo de frete mudou em 2020. O custo do frete marítimo começou a subir rapidamente nos primeiros meses da pandemia por causa das restrições à circulação de pessoas. Com menos gente trabalhando nos portos e regras sanitárias que tornavam mais lento o tráfego de navios, o preço do transporte subiu.

Um outro fator que explica essa alta do frete marítimo é o crescimento acelerado do e-commerce, uma vez que, consumidores no mundo todo passaram a criar o hábito de comprar no conforto de suas casas. Com isso, o preço do frete marítimo, que estava perto de US$ 4,5 mil por contêiner de 40 pés, segundo dados da Freightos, saltou para mais de US$ 10 mil em menos de três meses. Isso porque a produção voltou a crescer, aumentando ainda mais a demanda por transporte.

Feedback do Mercado

O levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que os primeiros meses de 2022 indicaram uma retração no custo médio de importação com origem na Ásia para o Brasil. A queda na logística internacional revela uma acomodação entre a demanda e a oferta de capacidade de transporte na rota. Apesar da queda dos valores de frete nos últimos meses, o mercado de navegação internacional ainda apresenta grande instabilidade e deve retornar à normalidade apenas em meados de 2023.

A MetaCargo garante a solução logística que sua demanda marítima precisa.

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