A logística empresarial nasceu como um conceito da administração que visa aumentar a eficiência dos processos de produção consequentemente impactando na oferta/demanda do produto. Capacitando por meio dos avanços da tecnologia o processo logístico. Ela trata o transporte de seu produto com um olhar corporativo, tornando assim umas das prioridades no processo e não mais como uma atividade secundária.

Pode-se dizer que a logística empresarial é o que garante o fluxo e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ela possibilita o fornecimento de matéria prima, a produção e a nossa expertise, a distribuição eficaz. A fim de não somente reduzir custos, mas além disso, o comprometimento com todo o processo, já que ele também é responsável pelo sucesso do processo como um todo.

A partir disso, é possível concluir que a logística empresarial surgiu com o intuito de obter e disponibilizar os bens ou serviços certos no lugar adequado, na hora certa e na condição desejada. A medida em que também beneficia os resultados da empresa, sobretudo do ponto de vista dos custos.

Na logística os conceitos se interligam e são diretamente influenciados por outros, um exemplo disso é a cadeia de suprimentos e a logística empresarial. Que precisam estar integradas em conjunto com todo o processo logístico para atender com precisão a demanda do cliente.

A disponibilidade dos produtos na hora certa, a distribuição da produção de acordo com a demanda do consumidor final, o aumento do giro e da gestão de estoque, a administração de faltas e excessos nos pontos de venda e a redução de custos são efeitos positivos de um processo bem integrado e funcional da sua supply chain.

A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA

Desde de seu início primordialmente como estratégia de guerra, a logística vem evoluindo exponencialmente e se adaptando as constantes mudanças do mundo. Sempre capacitando cada vez mais o processo e fornecendo ferramentas para os gestores de negócios e atores logísticos.

Com o avanço da tecnologia todos os dias ferramentas novas surgem que possibilitam transformar significativamente os resultados da sua empresa através da criação de protocolos, da automação e processos e da aproximação do desejo do cliente com a entrega do serviço. Um processo de constante aprimoramento se faz primordial e a cada passo aproxima mais oferta e demanda.

A TECNOLOGIA E SUAS VANTAGENS

O processo logístico se transformou em uma operação estratégica e todas as ferramentas que a tecnologia fornece para aperfeiçoar esse processo são fundamentais para uma melhor experiência do cliente. Com a constante evolução de novas tecnologias, cada vez mais elas nos auxiliam e tornam todo esse processo logístico mais eficaz.

É evidente que os processos manuais estão cada vez mais obsoletos, além de trazer altos custos para a empresa com relação a entradas e saídas, as informações são imprecisas, afinal, realizar os procedimentos manualmente está fadado a erros que podem sair caríssimos aos negócios.

Com o passar do tempo, as exigências dos clientes vão aumentando e é fundamental atender a essas demandas e, com isso, fidelizá-los. Não podemos mais falar em cadeia de suprimentos e logística sem mencionar a importância da integração e da sincronia entre dados e informação. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda da tecnologia.

Por isso, a fim de aumentar a confiabilidade e otimizar os processos logísticos, implementar a logística empresarial em conjunto com os avanços da tecnologia é uma evolução natural da logística, essa nova versão é chamada de logística 4.0.

LOGISTICA 4.0

A logística 4.0 é o resultado dessa combinação fundamental entre tecnologia e logística. Uma evolução natural do processo que acompanha os avanços tecnológicos sempre visando a redução de custos desnecessários, a agilidade e excelência na experiência do cliente. Resultando em uma logística empresarial eficiente.

Com a logística 4.0, a combinação de novas tecnologias de automação com a troca de dados se tornou muito mais do que uma vantagem competitiva, mas um fator fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa no setor.

Acompanhar as mudanças do mercado e o comportamento do consumidor são algumas dicas chave para uma operação cada vez mais personalizada e eficiente. Esses benefícios oferecem mais segurança nos meios de transportes de curta, média e longa distância, cada vez mais, até chegar ao consumidor final.

O resultado da automação de processos mostra claros efeitos e ganhos da integração prática entre tecnologia e logística. Por isso, a segurança durante todo o processo, o acompanhamento e a redução máxima de custos fazem parte do que essa integração pode prover.

Outros fatores importantes são que quando posto em comparação com a logística “convencional”, a logística 4.0 deixa de tratar o processo apenas como um simples ato de entregar cargas, e começa a usar essa etapa do negócio para otimizar e por meio dos avanços tecnológicos e da automação de processos reduzir ao máximo os custos, o tempo de espera, e melhorar veementemente a experiência do consumidor. Capacitando também o processo para atender diferentes tipos de formatos e urgências na demanda do cliente.

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

A automação de processos é uma das principais áreas de atuação que a tecnologia muda completamente na logística. Dessa forma, é possível traçar as melhores e mais rápidas rotas, rastrear produtos em tempo real e monitorar os estoques.

O setor de logística enfrenta os desafios de acompanhar a constante evolução de todos os setores e empresas do mundo aliados à tecnologia, e permanecer oferecendo qualidade e eficiência em todas as etapas, alcançando a satisfação total do cliente. Por isso, uma integração de processos é fundamental para esse salto estratégico que visa atender a demanda do cliente.

Muitas empresas erram ao pensar que basta implementar novas ferramentas para estar inseridas em um método mais tecnológico, mas nenhuma inovação é capaz de fazer a gestão logística de transportes sozinha, todos os envolvidos nos processos devem estar alinhados e atuando em conjunto com outras áreas.

Exemplos assim mostram o quanto modernizar a comunicação com a transportadora e as operadoras logísticas pode ajudar o desempenho e acelerar o fluxo da operação. Isso dentro de um cenário competitivo, no qual ganha quem trabalhar com mais eficiência na gestão da cadeia de suprimentos é vital.

METACARGO E SUAS TECNOLOGIAS

Aliado a tecnologia, nossos profissionais são capacitados para atender a qualquer demanda que surgir, em qualquer etapa do percurso. Em todos os locais de embarque, desembarque e parada, existem profissionais responsáveis por acompanhar exclusivamente sua carga, evitando assim qualquer tipo de interferência ou problema logístico na mesma. Desse modo, todo esse processo pode ser personalizado a demanda específica do cliente e durante todo o tempo acompanhado detalhadamente pelo consumidor.

Uma gestão de crise visando a eficiência e a redução de prejuízos são parte da expertise da METACARGO, que oferece soluções como os frete dedicado. Podendo variar de toneladas a quilos, transportam com exclusividade o material do cliente sem qualquer impacto de cargas de terceiros na sua programação.

O frete marítimo também é impactado por esses avanços tecnológicos, dando vários formatos e opções. Ele atende outros tipos de demandas específicas do cliente, que acompanha todo o processo e pode gerir com maior proximidade a sua cadeia de suprimentos.

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